sábado, 20 de agosto de 2011

Guia de pesquisa

Uma ferramenta didática para todas as disciplinas


“Se você rouba idéias de um autor, é plágio. Se você rouba de muitos autores, é pesquisa”.

Wilson Mizner

      A pesquisa é um procedimento formal que utiliza método de pensamento reflexivo e que requer um tratamento científico para sugerir um caminho para conhecer a realidade ou descobrir verdades parciais. Ela é dividida em várias fases, tais como: Escolha do tema, levantamento de dados, formulação do problema, definição das palavras chave, criação de hipóteses, indicação das variáveis, delimitação da pesquisa, amostragem, seleção de métodos, entre outras.
      Ela pode ser considerada um instrumento que à priori tem o objetivo de resolver problemas da vida mesmo, coisas do cotidiano, pois segundo nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática. Além disso, o conhecimento torna-se a compreensão teórica do mundo e das coisas, ou seja, há uma elaboração no pensamento em busca de significado. Contudo, há também uma ação prática, pois a definição elaborada no pensamento conduz à ação, ao modo de agir sobre o mundo compreendido, ou seja, existe a preocupação da busca do concreto.
      À vista disso, o professor deve ser orientador da pesquisa e não um respondedor de perguntas. Nesse sentido, foi elaborado o guia de pesquisa a seguir que explica os dez passos mais importantes deste instrumento de uma forma fácil de se trabalhar e a partir do qual os alunos tem concretizado* pesquisas reais, com rigor científico e exatidão, tornando-se autônomos na construção do conhecimento.

Guia de Pesquisa.

1. TítuloNa elaboração do título de uma pesquisa é importante ressaltar que o mesmo deverá ser expresso com clareza e de forma resumida relacionada ao objeto de pesquisa.  Vale lembrar que o título está relacionado com o objetivo da pesquisa, contendo a ideia de um todo. Deve ainda: Atrair o leitor, expressar o conteúdo do trabalho, ser breve, ser específico e ser claro.

2. Introdução: Deve focalizar o assunto, esclarecer o leitor das motivações que o levaram a realizar a pesquisa e conter o objetivo.

3. Objetivo: A definição dos objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Alguns autores separam os objetivos em Objetivos Gerais e Objetivos Específicos, mas não há regra a ser cumprida quanto a isto e outros autores consideram desnecessário dividir os Objetivos em categorias. Um macete para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa etc.

4. Justificativa: A Justificativa numa pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. É a “desculpa” que você dá para fazer a pesquisa. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada.  Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.

5. Metodologia: A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

6. Fontes de Consulta: Em ordem alfabética e cronológica e seguindo as orientações do professor.

7. Cronograma: O Cronograma é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos a partir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo autor do trabalho. Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc. Este serão determinados a partir dos critérios de tempo adotados por cada pesquisador.  
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8. Resultados: Devem ser apresentados na forma de tabelas e figuras explicativas (de modo que o leitor não necessite ler toda a pesquisa para saber o que a tabela e a figura representam).
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9. Discussão: Deduções e esclarecimentos das limitações dentro das quais se envolveu a pesquisa, relacionar os novos achados com os conhecimentos anteriores aceitos, possíveis aplicações práticas e teóricas dos resultados obtidos.

10. Conclusão: Contém o enunciado dos fatos descobertos durante a investigação devendo ser claro, direto, objetivo, em frases curtas e simples, afirmações apoiadas em fatos comprovados pelo autor

*Algumas pesquisas produzidas pelos alunos serão disponibilizadas nos próximos posts

Bibliografia: 

MOÇO, A.; MONROE, C. 5 etapas da boa pesquisa. Nova Escola, São Paulo – SP, V. 1, Ed. 237, p. 40-47 nov 2010.

TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa e a produção de conhecimentos. In: PINHO, S.Z.. (Org.). Cadernos de Formação: Formação de Professores. Educação, Cultura e Desenvolvimento. Volume 3. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, v. 3, p. 111-148.

COMO CITAR ESTE TEXTO (ABNT):

GONÇALES, J. F. Guia de pesquisa. 20 ago 2011. Disponível em: <http://ticiencias281.blogspot.com/2011/08/pesquisa-precisa.html>. Acesso em: dia mês ano 


Um comentário:

Unknown disse...

Caro Professor
Vejo que o senhor se faz presente em mais uma rede social propondo interatividade e conhecimento, uma ótima junção.
A partir de hoje irei seguir o seu blog, e se puder, dê uma olhado no meu.
Parabéns pela iniciativa.

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